Eixos para as inscrições de Relatos de
Experiência e Oficinas
Eixo 1 – Contribuição das
residências para os processos de Educação Permanente em Saúde nos cenários de
práticas do SUS
Este
eixo está relacionado com as práticas que cada ator das residências (residente,
preceptor, tutor e coordenador) realiza no seu dia a dia na perspectiva do
ensino-aprendizagem como problematizador e produtor de
conhecimento. Assim, podemos questionar: como problematizar,
aprender, formar, atuar e produzir conhecimentos a partir da vivência das
práticas de saúde do SUS?
Inclui:
a Educação Permanente em saúde como ferramenta de apoio à gestão participativa;
educação nos serviços de saúde ou com movimentos sociais na reflexão para
reformulação da prática profissional; implantação de grupos de trabalhos ou de
estudo nos serviços de saúde ou nos equipamentos sociais da comunidade; cursos,
estágios optativos, projetos de extensão e pesquisa.
Eixo 2 – Quadrilátero da Formação
na Educação Permanente em Saúde no fortalecimento da Residência
Este
eixo está relacionado com a Educação Permanente em Saúde como política de
educação na saúde, defendida como uma proposta tanto política como pedagógica
que contribui, a partir do ensino, com a construção do Sistema Único de Saúde.
Como as práticas pedagógicas utilizadas nos programas de residência fortalecem
a política de educação permanente em saúde no quadrilátero da formação:
práticas de atenção à saúde, formação dos profissionais de saúde, da gestão
setorial e do controle social?
Inclui:
integração das instituições de ensino com os serviços de saúde para o
fortalecimento da Educação Permanente em Saúde dos trabalhadores do SUS;
atuação das residências nas práticas hospitalares; relação das instâncias de
gestão do SUS com as residências; fortalecimento dos programas de residência
enquanto espaço de desenvolvimento da educação permanente nos serviços do SUS;
formação profissional como atividade integrante às políticas de atenção à
saúde; práticas pedagógicas de ensino; o papel do residente no cuidado em
Saúde; ações de participação popular e controle social fomentados pelas
residências em saúde.
Eixo 3 – Diálogo entre a política
de educação popular em saúde e a política de educação permanente para
fortalecer a formação do profissional de saúde
Este
eixo está relacionado com as experiências em educação popular em saúde como
ferramenta de fortalecimento da política de educação permanente no SUS,
refletindo sobre as práticas educativas e de cuidado em saúde. Como repensar os
modos de formação e de práticas do trabalhador do SUS dentro dos serviços, a
partir da educação popular em saúde?
Inclui:
A Educação Transformadora enquanto prática no processo de formação nas
residências; Os princípios da política de educação popular em saúde como
norteadores das práticas no serviço; A educação popular nos currículos dos
programas de residência: inclusão e metodologias; Integração da educação
popular na educação permanente nas práticas das residências; Experiências de
extensão popular em saúde.
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