quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Eixos temáticos

Eixos para as inscrições de Relatos de Experiência e Oficinas


Eixo 1 – Contribuição das residências para os processos de Educação Permanente em Saúde nos cenários de práticas do SUS

Este eixo está relacionado com as práticas que cada ator das residências (residente, preceptor, tutor e coordenador) realiza no seu dia a dia na perspectiva do ensino-aprendizagem como problematizador e produtor de conhecimento. Assim, podemos questionar: como problematizar, aprender, formar, atuar e produzir conhecimentos a partir da vivência das práticas de saúde do SUS?
Inclui: a Educação Permanente em saúde como ferramenta de apoio à gestão participativa; educação nos serviços de saúde ou com movimentos sociais na reflexão para reformulação da prática profissional; implantação de grupos de trabalhos ou de estudo nos serviços de saúde ou nos equipamentos sociais da comunidade; cursos, estágios optativos, projetos de extensão e pesquisa.

Eixo 2 – Quadrilátero da Formação na Educação Permanente em Saúde no fortalecimento da Residência

Este eixo está relacionado com a Educação Permanente em Saúde como política de educação na saúde, defendida como uma proposta tanto política como pedagógica que contribui, a partir do ensino, com a construção do Sistema Único de Saúde. Como as práticas pedagógicas utilizadas nos programas de residência fortalecem a política de educação permanente em saúde no quadrilátero da formação: práticas de atenção à saúde, formação dos profissionais de saúde, da gestão setorial e do controle social?

Inclui: integração das instituições de ensino com os serviços de saúde para o fortalecimento da Educação Permanente em Saúde dos trabalhadores do SUS; atuação das residências nas práticas hospitalares; relação das instâncias de gestão do SUS com as residências; fortalecimento dos programas de residência enquanto espaço de desenvolvimento da educação permanente nos serviços do SUS; formação profissional como atividade integrante às políticas de atenção à saúde; práticas pedagógicas de ensino; o papel do residente no cuidado em Saúde; ações de participação popular e controle social fomentados pelas residências em saúde.

Eixo 3 – Diálogo entre a política de educação popular em saúde e a política de educação permanente para fortalecer a formação do profissional de saúde

Este eixo está relacionado com as experiências em educação popular em saúde como ferramenta de fortalecimento da política de educação permanente no SUS, refletindo sobre as práticas educativas e de cuidado em saúde. Como repensar os modos de formação e de práticas do trabalhador do SUS dentro dos serviços, a partir da educação popular em saúde?
Inclui: A Educação Transformadora enquanto prática no processo de formação nas residências; Os princípios da política de educação popular em saúde como norteadores das práticas no serviço; A educação popular nos currículos dos programas de residência: inclusão e metodologias; Integração da educação popular na educação permanente nas práticas das residências; Experiências de extensão popular em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário